quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal, Cristo em nós


                Estamos no início do mês de Dezembro. Mês em que comemoramos o Natal. O Natal tem significados diferentes para cada um dos diversos grupos de pessoas. Por exemplo, o Natal para os comerciantes é uma das épocas do ano em que mais se vende. Já para as pessoas mais necessitadas Natal é a época em que a cesta básica vem mais caprichada. E para a maioria das crianças é quando o papai Noel vem entregar os presentes natalinos. Mas, mesmo com tantos significados, se perguntarmos para alguma pessoa o que é o Natal, provavelmente, ela responderá que é o dia do nascimento de Jesus.

                Está certo que 25 de Dezembro não passa de uma data comercial e que para falar a verdade, Jesus nem nasceu nessa data, mas acredito que o verdadeiro princípio e sentimento do Natal é bastante benéfico, pelo menos para nós Cristãos. Ao considerarmos o Natal como nascimento de Jesus, brota em nós um sentimento de gratidão e de alegria, pois, no fim das contas foi nesta época que Deus se fez um de nós.

                Foi no Natal que Deus, O Criador, Pai De Todas As Coisas e O Todo Poderoso se fez ser humano como nós e habitou em nosso meio, para que nós O conhecêssemos. Foi aí que Cristo veio nos ensinar a adorar ao Pai da maneira que Ele gosta: Em Espírito e em Verdade; sem nenhuma barreira, sem nenhum véu, apenas com um quebrantado coração.

                Foi no Natal que Jesus veio recuperar a semelhança de Deus na humanidade; semelhança que foi perdida com o pecado. Pois Deus só é adorado quando Ele olha para toda a humanidade e consegue ver a si mesmo, ver a sua semelhança, ver Cristo em nós. Semelhança esta que é evidenciada quando influenciamos a sociedade a ter o padrão do Reino de Deus: A Justiça. Quando a chamamos para viver uma vida justa, baseada na equidade divina.

                Porém, essa não é uma semelhança individual, mas sim coletiva, pois Deus é uma comunidade – Pai, Filho e Espírito Santo e por isso precisa se vir em comunidade. Então, que nós aproveitemos esse Espírito Natalino para convidar toda a humanidade para voltar à aparência de Cristo, para recuperar a imagem de Deus. Isto nos torna responsáveis uns pelos outros, responsáveis por como está a imagem de Cristo nos outros. Pois na verdade, Cristo só será realmente adorado quando Ele for tudo em todos.



SAMUEL MARCELINO BRAZIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário